sábado, janeiro 23, 2010

Rio Fão

O rio Fão é um dos percursos hídricos mais bonitos do Estado. Por atravessar terrenos dobrados com cotas  superiores a 600 metros de altitude e sua morfologia encaixada nas rochas, tem em suas águas a condição de carregar seixos e matacões e outros materiais de porte. Conforme o relato do secretário de Agricultura do município de Fontoura Xavier, Adilar Gradaschi, no início desse janeiro, ocorreram chuvas de 342mm no período de 24 horas. Contato mantido ontem, no encontro dos prefeitos em Tramandaí, no Litoral Norte, com o prefeito Flávio da Rosa, nos possibilitou uma visão do que pode ocorrer dias após o evento que provocou quedas de pontes, desabrigou pessoas, bloqueou estradas, arrasou lavouras, entre outros prejuízos contabilizados pela municipalidade.
No domingo passado, dia 17, por volta das 18 horas, o jovem Jucinei de Brum, 19 anos, acabou se afogando na tentativa de atravessar o rio Fão nadando. Jucieni pretendia buscar uma canoa no outro lado do manancial, para que sua irmã conseguisse atravessar o rio para ir até seu local de trabalho. A travessia a nado se motivou pela queda de pontes que ligam a região com Progresso e Barros Cassal. Aos prejuízos ocorridos no momento do evento intempérico, somou-se o infortúnio do afogamento, que consternou a toda a comunidade.
Dias atrás visitei o município de Marques de Souza, onde ocorre o encontro das águas do Fão com o Forqueta, quando pude constatar prejuízos de toda ordem, como a destruição dos cemitérios na Linha Tamanduá. Tanto o cemitério católico quanto o evangélico foram duramente atingidos, como já informamos. Os sepulcros de pessoas ligadas ao movimento dos Muckers chamam a atenção. Há muita história ainda não devidamente esclarecida, como a dos Muckers por exemplo.
Além de reconstruir pontes, há que se recuperar a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie. Aqui é o seu espaço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...