terça-feira, fevereiro 09, 2010

Município Verde: Boqueirão do Leão

Boqueirão do Leão é um município do Estado do Rio Grande do Sul. Possui 8.097 habitantes, conforme estimativa do IBGE/2009. Fica a uma altitude de 518 metros e possui uma área de 265,53 km².

Ambiente Natural: No município existe boa quantidade de araucárias. É notória a presença de novas plantas da espécie vegetal que brotam junto aos bosques em idade madura na natureza. As araucárias tendem a proliferar no planalto basáltico, a altitudes superiores a 500 metros.

Foto: Clero Ghisleni – ex-secretário de meio ambiente de Santa Cruz do Sul em meio à floresta de araucária

Além disso, o município conta com diversas opções de turismo ecológico, como:

Cascata do Gamelão
A Cascata do Gamelão é uma das belezas naturais de Boqueirão do Leão, distante apenas 1,2 km do centro da cidade. Situado entre dois paredões, o local ganhou esse nome por ter formato de uma gamela gigante. Composto por dois poços próximos um do outro, o local é muito visitado, de fácil acesso e de beleza indescritível.

Cachoeira Perau da Nega
A Cachoeira Perau da Negra localiza-se a cerca de 6 km de distância da sede do município, na localidade de Sinimbuzinho. De um lado, é formada por uma enorme parede de rochas em forma de círculo; do outro lado há uma linda cachoeira que deságua em um poço.



Destaque Ambiental:
- Na propriedade do Sr. Knipoff existe uma área de 25 hectares de cultivo de plátano, uma das árvores mais lindas do Rio Grande do Sul. Essa é uma experiência interessante de diversificação.

- O reflorestamento é uma questão muito forte no município. Por causa da atividade do cultivo do tabaco, os produtores acabam plantando grandes áreas de eucalipto e outros tipos de árvores.

Carência Ambiental:
No município ainda não existe rede de coleta e de tratamento de esgoto cloacal. O projeto já está pronto e em fase de implantação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie. Aqui é o seu espaço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...