segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Município Verde - Campos Borges

O Município: Campos Borges é um município que fica no Noroeste rio-grandense, pertencente à microregião de Cruz Alta. Tem uma área de 237 km² e uma estimativa de 3.693 habitantes, dados segundo o IBGE/2009. O clima na região é subtropical úmido, e o município fica a 513 metros de altitude e a 289 km da capital gaúcha.

Das planícies do Rio Pardo, em Candelária, subindo pelas encostas cortadas pelo Carijinho, em Sobradinho, ascendendo às águas encaixadas pelo Jacuizinho, em Estrela Velha, chega-se aos alagados da Barragem Passo Real, do Jacuí, em Campos Borges. Tem-se nessa rota uma das mais belas faces da fisionomia gaúcha.

Destaque Ambiental: Em Campos Borges, foi implantada a Barragem do Passo Real que ao todo possui 24.882 hectares de lago, o município de Campos Borges tem o privilégio de possuir 100 km de sua orla dentro de seus limites, podendo usufruir de toda a beleza que o lago apresenta e ainda desenvolver trilhas ecológicas na mata ao seu entorno, que além de servirem para educação ambiental em trabalhos com colégios da região, são atrativos eco-turísticos.

As águas do Jacuizinho, rio que corta a cidade, são límpidas, com grande atrativo turístico e ecológico, já que sua preservação é resultado de trabalho preservacionista executado junto à população urbana e aos agricultores. A Ascar/Emater, juntamente com a prefeitura municipal desenvolve importante trabalho de conscientização agroecológica com os agricultores, dando o destino correto aos resíduos resultantes do plantio.

Além disso, o município adotou como símbolo uma árvore (foto) típica da região, ameaçada de extinção: a “grapia”. Testemunhando o crescimento da localidade, na parte mais alta da cidade existe uma centenária árvore de “grapia” que embeleza a paisagem local.


Carência Ambiental: A atividade da agricultura, sem práticas conservacionistas acaba por vezes levando poluição aos rios da localidade, fato que vem sendo contornado com trabalho de conscientização.

Outro problema que se apresenta de maneira forte é a inexistência de rede de esgoto cloacal. Os dejetos são armazenados em fossas sépticas e quando chove o conteúdo acaba gerando mau cheiro e desconforto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie. Aqui é o seu espaço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...