sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Município Verde: Encruzilhada do Sul

Encruzilhada do Sul é um município do Estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se no topo da Serra do Sudeste, estando a uma altitude de 432 metros. Sua população estimada em 2009 é de 25.154 habitantes, segundo dados do IBGE/2009. Fica a 170 km de Porto Alegre e seus municípios limítrofes são Rio Pardo, Pantano Grande, Amaral Ferrador, Dom Feliciano, Canguçu, Piratini, Cachoeira do Sul e Santana da Boa Vista.

Ambiente Natural:
A Serra do Sudeste é o nome de um planalto localizado na região Sudeste do Rio Grande do Sul, próxima ao Uruguai. Esse planalto compreende um conjunto de ondulações suaves cobertas por vegetação rasteira, conhecida como coxilhas. É importante mencionar que apesar de ser conhecida como serra, as altitudes dessa região são modestas para os padrões brasileiros: não passam muito dos 500 m.

Apesar das baixas altitudes, os invernos são relativamente frios, com geadas frequentes. Devido à latitude são registradas ocorrências periódicas de neve, entre uma e duas vezes por década.


Corre nas terras de Encruzilhada do Sul, o Rio Camaquã, que é um dos afluentes da Lagoa dos Patos. Anos atrás o manancial teve um problema de contaminação com mercúrio por causa de minas ao longo de seu leito, problema esse contornado com a proibição da mineração nas margens e com a despoluição de suas águas. Em torno do rio existe um mato cerrado conhecido como mato do camaquã, que é formado em sua maioria por Angico. No Rio Camaquã também existe o paredão, perto de Santa da Boa Vista, no terceiro sub-distrito. Especula-se que os dois morros formavam uma barragem natural que foi perfurada pelas águas e arrastou pedras do paredão por grandes extensões do rio. A Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã também abrange áreas inseridas na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica


No município ainda existem diversas outras belezas naturais, como a cascata véu de noiva, o cerro partido, o arroio moinho do corvo, que ajuda na produção de energia de gerando em torno de 6 megawatts em sua usina.

Destaque ambiental:

Encruzilhada do Sul ganha destaque no turismo rural ecológico. O Rancho Alegre - Turismo - Camping Ecológico e Pousada, situado a 13 km do centro da cidade, por 7 km do asfalto. O Rincão do Chanã, Encruzilhada do Sul, localizado num vale dourado, é emoldurado por serras e matas nativas, tem um nascer e pôr-do-sol fantásticos. Uma natureza exuberante completa o cenário.

A cidade ainda tem diversas praças levando o verde para toda a população. Existem dois parques na cidade: o parque de eventos – uma grande área com mata de eucalipto – e o parque de exposições tomado pelo verde das árvores que o adornam.



Carência Ambiental:

No município a rede de coleta e tratamento de esgoto não atinge todos os moradores, tendo ainda na caça e no desmatamento na margens de rios um outro problema. Porém, diversos trabalhos de conscientização vem sendo desenvolvidos pelo poder público em conjunto com entidades no município.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie. Aqui é o seu espaço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...