sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Município Verde: Riozinho

Riozinho é um município do Estado do Rio Grande do Sul. Sua população estimada é de 4.664 habitantes segundo dados do IBGE de 2009. Possui uma área de 239,34 km². É uma cidade que conta com as águas do rio dos Sinos. A sua denominação provém de um pequeno manancial existente na localidade de divide  o município em duas partes.

O município utiliza na sua divulgação a frase: "Riozinho, o melhor da natureza em um só lugar." Isso se mostra visível no seu brasão, que é todo ornado com figuras alusivas à natureza.


Ambiente Natural: Riozinho tem diversas cascatas e parques. Podemos destacar a cascata Paredão, a cascata da Linha Sete, o Parque Municipal do Conduto, a lagoa Forja Sul, entre outras atrações ecoturísticas.
Em dias de boa visibilidade e sem nebulosidade, do ponto mas alto do município (a serra do km 50 ) é possível avistar o litoral. A altitude ainda reserva os encantos próprios da região serrana. Durante o inverno, com suas baixas temperaturas, há ocorrência de neve.

A comunidade riozinhense costuma comentar que Deus foi generoso ao lhes privilegiar com as belezas naturais que existem no município, sendo nada menos que aproximadamente 14 quedas d’água, conjugadas à beleza da Mata Atlântica e da serra próxima ao mar. Verdadeiro santuário ecológico, essas  belas  paisagens naturais são um convite à exploração de suas trilhas, lagos, rios, cascatas e cachoeiras, conservando seu ambiente, juntamente com inúmeras espécies de árvores e peixes.



Destaques Ambientais:

Projeto Carqueja

Com o desenvolvimento do projeto Plantas Medicinais, uma nova alternativa para a comunidade no que diz respeito à saúde, educação e pesquisa está sendo desenvolvida e trazendo melhora significativa à qualidade de vida da população.

A produção de plantas medicinais, seja em pequena escala ou em escala comercial, surge como uma nova fonte de renda, em especial para o pequeno produtor, uma vez que muitas plantas usadas em fitoterapia e homeopatia são importadas de outros países, podendo ser ali cultivadas.

O uso de fitoterápicos no serviço público vem crescendo a cada dia, oferecendo para a comunidade medicamentos mais baratos e garantindo uma saúde mais equilibrada.

Vivências da Terra - Vivências Ambientais e Turismo Rural

O projeto Vivências da Terra, com sede no sítio Nhumpõrá (campo bonito, em tupi-guarani), dispõe de um espaço onde as pessoas possam ter contato maior com a terra, para buscar o seu equilíbrio interno por meio  do sentir, do criar e fazer, oferecendo para isso diversas modalidades de cursos e oficinas, tendo como principio básico o conviver em harmonia com a natureza.

Carência Ambiental:

Como em diversos municípios, o que se apresenta como uma carência ambiental em Riozinho é a falta de rede de coleta e de tratamento de esgoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie. Aqui é o seu espaço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...