quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Município Verde – Taquaruçu do Sul

O Município conta com uma área de 77,74 km², situa-se a uma distância de 420 km da capital do Estado, localizado no Noroeste Rio-grandense IBGE/2008 e possui 2.925 hab. est. IBGE/2009.

O clima característico do município é o subtropical úmido, conforme a classificação de Köppen, sujeito a bruscas mudanças de tempo em qualquer época do ano, provocadas por sucessivas invasões de frentes frias de origem polar. A temperatura média anual é de 19ºC

Cascata Linha Granja Velha em Taquaruçu do Sul

Ambiente Natural – Na questão de hidrografia os principais rios do município são o rio Fortaleza e o rio Guarita, que pertencem ao Comitê de Bacia do Rio da Várzea. Deságuam nesses mananciais os Lajeados Pessegueiro, Taquaruçu, Amadeo, além do rio Pardo, que tem sua foz no rio Uruguai, totalizando mais de 100 km de cursos de água, permanentes e intermitentes. O relevo é ondulado a fortemente ondulado recortado por pequenos córregos e lajeados que formam as bacias dos referidos rios.

Carência ambiental – Os problemas enfrentados pelo município são a devastação da mata nativa, poluição dos mananciais de água por pesticidas e dejetos de suínos não tratados e baixa fertilidade do solo, ocasionando a dependência de fertilizantes.

E na área urbana, atualmente não existe rede de esgotamento sanitário, sendo que o destino é fossa e/ou sumidouro, porém, está em fase de implantação a rede de esgotamento sanitário e estação de tratamento, que atenderá aproximadamente 80% das residências, na zona rural estima-se que a maioria das residências possui fossa séptica e/ou sumidouro.

2 comentários:

  1. parabéns pois o município esta preucupado com meio ambiente. os dejetos dos humanos estao sendo conduzidos ao local correto (logo) estaçao de tratamento. paranbéns pela conciencia.

    ResponderExcluir
  2. Realmente podemos acompanhar, nessas andanças pelo RS, que embora haja carências na área ambiental os municípios gaúchos estão preocupados em resolver essas questões.

    Um abraço e obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie. Aqui é o seu espaço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...