sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Município Verde: Uruguaiana

Uruguaiana é um município brasileiro, situado na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, junto à fronteira fluvial com a Argentina. É um dos dez municípios bifronteiriços do Brasil, fazendo divisa simultaneamente com terras da Argentina e do Uruguai.

O município é um dos maiores do RS, com uma área de 5.713 km² (pouco menor que a ilha de Chipre). A zona urbana ocupa uma área total de 45,3 km² e está dividida em 36 bairros. Uruguaiana é a maior cidade da região Oeste gaúcha, e o segundo maior município em quilômetros quadrados, atrás apenas de Alegrete, o maior município do Estado em extensão territorial.

Até meados dos anos 1990, Uruguaiana fazia fronteira com a cidade uruguaia de Bella Unión, através do distrito da Barra do Quaraí. Com a emancipação do distrito, em 1995, findou-se essa característica uruguaianense. Ainda assim, o município faz divisa com terras da República Oriental do Uruguai ao Sul, sendo um dos poucos municípios brasileiros com tríplice fronteira.



Ambiente Natural

A cidade possui a maior amplitude térmica do país, por isso as estações do ano são bem distintas, onde o verão na cidade é quente, um pouco amenizado pelo efeito das águas do Rio Uruguai. No outono é frio, com ocorrência de queda de folhas, mas também é nesse período que acontece o "veranico", época de calor comparado ao verão entre os meses de abril e maio. O inverno é muito frio, com temperaturas negativas nas partes mais altas do município, com ocorrência de geada e nevoeiro. A primavera é o início da floração. A partir do mês de outubro o calor começa novamente, com a proximidade do verão.

Rio Uruguai

O Rio Uruguai é um manancial sul-americano que nasce na Serra Geral e que se forma pela junção dos rios Canoas e Pelotas, na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A sua nascente mãe é o Rio Pelotas, que começa a cerca de 65 km a oeste da costa do Atlântico. A foz do Rio Uruguai é a bacia hidrográfica do Prata ou Mar del Plata, como é mais conhecida, e é formada pela junção dos rios Uruguai e Paraná. O rio Uruguai é um dos mais importantes na hidrografia do Sul do Brasil e serve de fronteira entre o país, a Argentina e o Uruguai, tendo Uruguaiana como principal cidade gaúcha banhada por suas águas.


Situada às margens do rio Uruguai, fronteira natural entre Brasil e Argentina, Uruguaiana tem a Ponte Internacional Agustin Justo - Getúlio Vargas, que liga a cidade a Passo de Los Libres (Argentina). Foi a primeira ponte construída entre o Brasil e a Argentina e a maior da América do Sul na década de 40. Em 21 de maio de 1947, a Ponte Internacional Augustin Justo - Getúlio Vargas, foi inaugurada pelos presidentes Juan Domingo Perón e Eurico Gaspar Dutra (Brasil), contando com a presença da primeira-dama da Argentina Evita Perón. A ponte mede 1,419 metros e fez dessa cidade o maior porto seco do país, passando por ela uma média de 10 mil caminhões por mês.

Destaques Ambientais:

Barragem Sanchuri

A 30 quilômetros da sede do município, localiza-se o distrito de São Marcos. A Barragem Sanchuri é fonte para irrigação de grandes lavouras arrozeiras. Chega-se a ela pela BR-472, trecho Uruguaiana-Itaqui. Nas águas e margens da barragem, desenvolvem-se vários esportes de verão. O local conta com infraestrutura para repouso e acampamento.

Praia Formosa

No distrito de São Marcos, a cerca de 50 quilômetros de Uruguaiana, está o melhor balneário fluvial com que conta a população. Areias claras, águas limpas, sombra de mato, espaço para barracas, bares e toda infraestrutura necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie. Aqui é o seu espaço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...