domingo, fevereiro 07, 2010

Nasa: 2009 foi ano mais quente já registrado no Hemisfério Sul

A década passada foi a mais quente desde 1880

O ano de 2009 foi para o Hemisfério Sul o mais quente da história, segundo dados da agência espacial Nasa. Globalmente, o ano passado perdeu em temperatura apenas para 2005, considerado o ano mais quente desde que se tem registros do tipo no planeta.

Os dados da Nasa mostram que a temperatura no parte Sul do planeta foi, no ano passado, 0,4º C superior à temperatura mais antiga de que dispõem os cientistas. A partir dessa referência, em 2005 a temperatura global foi cerca de 0,7º C mais alta.

A agência informa ainda que a década passada (2000 a 2009) foi a mais quente desde 1880, quando foram desenvolvidos os primeiros equipamentos capazes de medir temperatura com precisão.

O diretor do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da Nasa (GISS, na sigla em inglês), James Hansen, explicou entretanto que o dado mais relevante é a tendência de alta nas temperaturas ao longo das décadas.

"Há uma substancial variação ano a ano da temperatura global que é causada pelo ciclo tropical El Niño-La Niña. Quando medimos a temperatura média ao longo de cinco ou dez anos para minimizar essa variação, descobrimos que o aquecimento global continua inabalável", disse.

Aquecimento global

Os dados apontam para uma clara tendência de aquecimento no planeta. Desde 1880, a temperatura subiu 0,8º C no mundo. Somente nas últimas três décadas, a alta foi de 0,2 graus.

Os cientistas do GISS acreditam que o aumento da temperatura global é causada pela presença de gases causadores do efeito estufa, como gás carbônico, na atmosfera terrestre.

Mas o instituto enfatiza que variações na radiação solar, oscilações na temperatura do mar dos trópicos e fenômenos como El Niño e La Niña também afetam sensivelmente a temperatura da Terra.

2 comentários:

  1. O blog da MetSul já mostrou como os ecologistas manipularam esse "estudo".
    Estações meteorológicas em Porto Velho, Rondonia, forma utilizadas para calcular as temperaturas na Bolívia...deve haver muita similaridade entre os altiplanos bolivianos e a floresta amazonica.

    Um trecho interessante:

    Pelo GISS, a península Antártica inteira ficou mais quente em 2009, mas a base brasileira na região, e que não é usada pela NASA, teve, segundo o Inpe, um dos seus anos mais frios desde a instalação em 1986. No "abrasador" 2009, pelo próprio GISS, a temperatura em Porto Alegre no ano foi inferior, desde 1950, a de 1958, 59, 61, 63, 67, 70, 71, 72, 73, 77, 81, 84, 85, 86, 91, 97, 2001, 2002, 2003, 2005, 2006 e 2007, inexistindo médias de 1954, 1994 e 1995.


    Apenas mais um exemplo de como os "ecologistas" manipulam dados para fazerem suas previsões do fim do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Outro fato interessante é que normalmente, os pastores da Igreja do Santo Aquecimento Global dos últimos Dias utilizam os anos 1880 como referencia, mas se "esquecem" de informar que este período foi 1,5º mais frio, devido a erupção do krakatoa (1883), que reduziu a temperatura em todo o planeta. Desta forma, qualquer comparação com este período resultará em um aquecimento.

    O planeta já mudou de clima várias vezes, passou por períodos glaciais, e outros de degelo, mas a turminha do IPCC, cujos empregos dependem da fantasia do AG, acham tudo muito estranho.


    Alguém duvida que se o naufrágio do Titanic ocorresse hoje, a culpa recairia sobre o Aquecimento Global?

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie. Aqui é o seu espaço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...