segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Os animais silvestres como fonte de lucro

(Fonte: Editorial do Jornal Correio do Povo, ANO 115 Nº 131 - PORTO ALEGRE, SEGUNDA-FEIRA, 8 DE FEVEREIRO DE 2010)


"O tráfico de animais silvestres tem sido um dos crimes que mais envergonham nosso país perante o mundo. Trata-se de um negócio ilegal que movimenta mais de 1 bilhão de dólares e comercializa cerca de 12 milhões de animais anualmente. Também permite maus-tratos em níveis nunca vistos, pois estimativas indicam que, de cada dez animais retirados do seu hábitat, apenas um deles chega vivo ao lugar onde será comercializado.

Uma boa parte dos requintes de crueldade dos traficantes pôde ser observado na quarta-feira da semana passada, em Lagoa Vermelha, na BR 285. Patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagraram um motorista conduzindo um carro com 21 filhotes de araras e dois tucanos, espécies ameaçadas de extinção. Num eficiente trabalho de integração policial, o condutor foi levado à Polícia Federal, onde foi autuado em flagrante. Os animais estavam acondicionados em caixas de papelão, sem furos para a respiração. Também o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi acionado e o infrator recebeu multas que passaram dos R$ 100 mil. Foi indiciado pelos crimes de tráfico de animais, maus-tratos e receptação. Espanta ainda a informação de que o traficante já tinha um frete contratado de volta, quando, segundo ele, iria retornar trazendo 500 cardeais de Santa Rosa, que seriam vendidos em uma feira em São Paulo ao preço de R$ 25,00.

Outro ponto capaz de causar espécie é o de que o responsável por esse crime é contumaz delinquente no mesmo tipo penal. Já foi preso em 1999 e também em 2004. O fato de já ter sido preso e continuado na senda dos mesmos delitos faz com que as pessoas se perguntem se a prisão mais atual terá a eficácia necessária para impedi-lo de continuar na prática de tais condutas degradantes.

A sociedade tem que estar cada vez mais vigilante para que a constatação de crimes contra a fauna, e até mesmo contra a flora, não dependa de operações eventuais, como no caso exposto. É preciso que toda a rede de agentes públicos esteja atuando de forma colaborativa, propiciando que os crimes possam ser apurados em tempo real, como exige o delito de tráfico de animais silvestres. Nossas riquezas naturais são patrimônio comum e não podem estar à mercê da ação de alguns inescrupulosos."



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie. Aqui é o seu espaço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...