quinta-feira, março 11, 2010

Aproximação entre universidades e comunidades constrói soluções para o desenvolvimento sustentável e geração de renda

Grupo Santander Brasil divulga os projetos vencedores do Concurso Banco Real Universidade Solidária

São Paulo, 11 de março – Os dez projetos sociais selecionados pelo comitê avaliador da 12ª edição do Concurso Banco Real Universidade Solidária serão desenvolvidos por instituições de ensino superior no Brasil com apoio do Grupo Santander Brasil e do UniSol. As iniciativas visam ao desenvolvimento sustentável com ênfase em geração de renda em comunidades próximas às universidades e foram premiados dentre os 180 projetos inscritos no Concurso. Em 2010, cada um receberá R$ 40 mil, além do apoio e acompanhamento técnico. Após um ano, os projetos poderão receber novo aporte de recursos para execução de ações complementares.

Os projetos selecionados neste ano envolvem desde a qualificação para produção de alimentos, comercialização de produtos agrícolas e beneficiamento de matéria-prima vegetal, até a organização da atividade de catadores de material reciclável e o desenvolvimento de projetos de agricultura e turismo ecológico.

Alunos e professores da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, em Bauru-SP, por exemplo, desenvolverão projeto com a comunidade do assentamento rural Horto de Aimorés para o plantio, processamento e beneficiamento do bambu para sua comercialização no comercio local. Outro exemplo vem do município de Seropédica-RJ, onde alunos e professores da Universidade Federal Rural do Rio Janeiro atuarão na capacitação em processamento de frutas e vegetais junto aos pequenos e médios produtores locais para assegurar a padronização e a qualidade de alimentos orgânicos. Já a Universidade Federal de Ouro Preto desenvolverá no município de Monte Formoso-MG o projeto de fortalecimento da agricultura familiar e da piscicultura no Vale do Jequitinhonha. Os projetos selecionados estão distribuídos em nove Estados.

O formato diferenciado do Concurso Banco Real Universidade Solidária, que promove a interação entre o mundo acadêmico e a comunidade, contribui também para a formação cidadã de futuros profissionais. Participando em grupos multidisciplinares, os estudantes universitários podem rever e trabalhar sistematicamente na construção de soluções locais de desenvolvimento sustentável e comunitário, associando valores de cidadania e de responsabilidade social a seu aprendizado.

“O Grupo Santander Brasil acredita que a educação é a principal ferramenta para construir um mundo sustentável. Por isso, investe no Ensino Superior, integrando universidades capazes de produzir conhecimento e formar indivíduos para uma sociedade mais equilibrada e melhor”, comenta Laura Oltramare, superintendente de Desenvolvimento Sustentável do Grupo Santander Brasil.

Em quatorze anos de atuação, o Concurso Banco Real Universidade Solidária já mobilizou 94 instituições de ensino superior, 1.340 estudantes, 178 professores e beneficiou direta e indiretamente mais de 4 mil pessoas em todo Brasil. A partir da interação entre o conhecimento acadêmico e o popular, comunidades de baixa renda vem desenvolvendo o seu protagonismo e autonomia, integrando os cuidados ambientais e criando condições para que o incremento de renda e a melhoria da qualidade de vida tenham impacto em longo prazo.

Conheça os dez projetos apoiados que estarão reunidos em Atibaia, São Paulo, de 18 a 19 de março para integrar as ações que serão realizadas em 2010:

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS/RS
Projeto para qualificação do Grupo Mundo Mais Limpo - aproveitamento de resíduos na elaboração de produtos de limpeza e higiene

Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP/MG
Projeto Jequitinhança: Fortalecimento da agricultura familiar e da piscicultura no município de Monte Formoso, Vale do Jequitinhonha (MG)

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/RJ
Projeto: Capacitar em processamento de alimentos, com ênfase em frutas e vegetais orgânicos, visando à sustentabilidade e a geração de renda da Agricultura familiar

Universidade Federal do Amazonas/AM
Projeto: Ecoturismo e Cultivo de peixe, visando à segurança alimentar, renda e preservação ambiental das REDES-Tupé.

Universidade Federal Rural da Amazônia/PA
Projeto: Linha do Leite de Cabra – produtos derivados do leite de cabra é proposta como alternativa de trabalho e renda para a comunidade de Igarapé-açu.

Universidade Federal de Alagoas/AL
Projeto: Pontos Verdes – organização dos catadores de resíduos sólidos e o programa municipal Arapiraca cada vez mais limpa.

Universidade Federal do Piauí/PI
Projeto: Programa de Ação Universitária Multidisciplinar para o desenvolvimento sustentável e cidadania do assentamento Cajueiro do município de Parnaíba/PI.

Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”/SP
Projeto: Projeto Bambu Aimorés. A partir dos conhecimentos adquiridos ao longo dos últimos anos na UNESP de Bauru (SP) sobre os usos do bambu e as técnicas para o seu processamento e beneficiamento, promover a sustentabilidade no assentamento rural Horto de Aimorés

Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte/RN
Projeto: Consolidação da Associação de Mulheres Maricultoras de Pitangui. - instrumentalização e capacitação profissional em dermocultura.

Universidade Federal de Uberlândia
Projeto: Leite a pasto - melhoria na produção, renda e consolidação das Cooperativas Agropecuárias do Triângulo Mineiro

(Imprensa Santander)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie. Aqui é o seu espaço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...