quarta-feira, março 03, 2010

Campanha da Fraternidade e ecologia

Ao contrapor a partilha solidária ao lucro excluidor, as Igrejas Cristãs corajosamente propõem mais que uma reflexão: uma mudança de atitude. Na mesma proposta da Campanha da Fraternidade-2010 insere-se a questão ambiental. O capitalismo exacerbado que promove as disparidades sociais e de oportunidades, e que se nutre dos conflitos que ele mesmo gera, também transforma a natureza em mera fonte de recursos e em depósito de resíduos, tornando descartável aquilo que era objeto cobiçado de consumo. Nos é apresentado um novo produto, qual ídolo de mercado, para cuja aquisição nos aprestamos, dedicando esforços e atenção.

Na esteira das proposições, coloca-se o desenvolvimento sustentável, que equilibraria as variáveis social, ecológica e econômica. Na prática o que ocorre são louváveis ações de responsabilidade socioambiental. Contudo, no cotidiano impera avassaladoramente o alinhamento econômico que baliza a operacionalidade social e ambiental, incluindo os demais aspectos da vida, desmerecendo o praticar real da sustentabilidade. Cabe a pergunta: é apenas o consumismo, a ganância, a busca por satisfações imediatistas, a ânsia pelo poder e posição social privilegiada que nos move e revigora o processo capitalista?

Há uma pauta de fundo que ainda não enfrentamos: a forma de como apreendemos e compreendemos a realidade particular e coletiva, comunitária e universal. Nos atrelamos à lógica do conhecimento fracionado, que nos cega para a integralidade. Essa forma de “ver” a realidade nos conduz por variáveis individualizadas, que culminam com a predominância econômico-capitalista exploratória e destruidora humano-ambiental.

Saudamos a Campanha da Fraternidade, que nos remete à possibilidade de um modelo alcançável de convivência harmônica e partilhada entre nós e com a natureza, nossa casa. A mudança primeira nem é com o capitalismo em si, que não deixa de ser uma consequência da forma de perceber e agir no mundo, é sim com nossa própria consciência. Impõe-se um NOVO SABER, que nos conduzirá a um MELHOR FAZER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie. Aqui é o seu espaço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...