terça-feira, março 02, 2010

Município Verde: Santa Maria

Também conhecida como Santa Maria da Boca do Monte, pois situa-se em uma região cercada por morros, do final do derramamento basáltico ocorrido no Pleistoceno. Quando há vento norte, é muito forte, chegando a 100 km/h. Sua população estimada em 2007 era de 274.070 habitantes.

• Altitude mínima: 41m acima do nível do mar
• Altitude média: 113m acima do nível do mar
• Temperatura média: 18,5°C
• Clima: subtropical úmido
• Precipitação pluviométrica média: 1.700 mm

Santa Maria também é denominada Coração do Rio Grande do Sul devido a sua localização geográfica. O centro geográfico do Rio Grande do Sul fica na localidade do Arenal - bairro Passo do Verde (Passo do Verde, 6º Distrito do Município de Santa Maria), ao sul do bairro Centro (Sede, 1º Distrito do Município de Santa Maria).

No sistema urbano do Rio Grande do Sul (dados do IBGE), Santa Maria é a 5ª maior cidade do Estado em população, depois de Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas e Canoas.


Ambiente Natural:


Paleontologia

A cidade é o berço do geoparque da paleorrota e da paleontologia no Rio Grande do Sul e no Brasil. Em 1902 foi coletado um rincossauro em Santa Maria, que viria a ser o primeiro fóssil da América do Sul. O paleontólogo Llewellyn Ivor Price é natural de Santa Maria e foi um dos primeiros especialistas desse área no Brasil. Price coletou o estauricossauro, o primeiro dinossauro brasileiro. A cidade está sobre um enorme depósito de fósseis. Possui mais de vinte sítios paleontológicos, entre eles destacam-se:

• Sítio Paleontológico Arroio Cancela
• Sítio Paleontológico Largo Padre Daniel Cargnin
• Sítio Paleontológico Bela Vista
• Sítio Paleontológico Jazigo Cinco
• Sítio Paleontológico Sanga da Alemoa

Parque Itaimbé

O Parque Itaimbé (figura 1) está localizado no bairro Centro. O parque é considerado uma “área especial natural”. Essas áreas podem ser subdivididas em dois tipos: “áreas de conservação natural” e “áreas de preservacão permanente”. O parque é dessa segunda classificação, ou seja, é uma das áreas da cidade, particulares ou publicas, “onde podem conviver Homem e Ecossistemas, sem grandes impactos ou traumas ambientais, destinadas ao turismo ecológico, atividades culturais, educacionais, recreativas, de lazer e loteamentos, desde que respeitem os recursos naturais” .



Áreas de Preservação Ambiental:

- Reserva Biológica Estadual do Ibicuí Mirim, 575 ha preservados

- Mini-Zoo Oásis / Parque Balneário Turístico Oásis

Vale do Garganta do Diabo

O “Viaduto sobre o Vale do Diabo” ou, simplesmente, “Garganta do Diabo”, situado na entrada/saída da cidade, revela uma vista privilegiada, sobretudo, para quem chega. Tais designações instituíram-se historicamente sobre o fato de que antes da construção (o que ocorreu na década de 50 do século XX) aquela “passagem” na saída/entrada da cidade era muito íngreme. É ainda do alto da serra, de cima do “Viaduto sobre o Vale do Diabo”, da “Garganta do Diabo”, que se lança o primeiro olhar sobre a “Santa Maria da Boca do Monte”.







Destaques Ambientais:
Projeto Pense Verde

É uma iniciativa da RBS TV Santa Maria e visa sensibilizar e conscientizar a população regional quanto aos problemas ambientais e ressaltar a importância da mudança de hábitos para a preservação do planeta e da vida.

- Dividido em cinco grandes temáticas, trabalhadas a cada mês até outubro de 2009:
- Lixo
- Reciclagem e Reflorestamento
- Poluição
- Natureza e Árvore
- Água

Projeto Pense Verde - BLOG:

O Projeto visa ações em forma de blitz com entrega de material informativo, VT’s e o blog surge como local de convergência dessas mídias e ponto de interatividade com a população.


No blog é possível encontra diversas notícias e ações que estão sendo desenvolvidas no município em beneficio da natureza e do meio ambiente sustentável. Vale a pena conferir.

Clube Amigos dos Animais


Outro projeto interessante em Santa Maria é o Clube Amigos dos Animais, onde são desenvolvidas diversas atividades, dentre elas:

- Campanhas educativas e de posse responsável;
- Ações comunitárias de saúde e bem-estar animal em escolas, centros comunitários e em eventos;
- Campanhas permanentes de esterilizações;
- Trabalhos de prevenção contra parasitas e vacinações;
- Sugestões para modificação e criação de legislações;
- Projeto e construção do Projeto Unidade Móvel de Esterilização para a Aliança Internacional do Animal – AILA.

Foi a primeira unidade móvel para cirurgias de esterilização de animais do Brasil. Um ônibus foi estruturado sob o projeto e supervisão da médica veterinária Marlene Nascimento, presidente do CAA. Atualmente a unidade móvel atua na cidade de São Paulo sob a responsabilidade da AILA, patrocinadora do projeto.

Ainda dentro do projeto são desenvolvidas várias atividades em que o foco é o ser humano. São elas:

- Campanha do Agasalho destinada à população humana pobre;
- Arrecadação e distribuição de material escolar para crianças pobres;
- Sopão em comunidades pobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie. Aqui é o seu espaço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...