Cachoeira do Sul é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, sendo o quinto mais antigo do estado, emancipado da cidade de Rio Pardo e instalado em 1820.
A origem de seu nome se deve a uma antiga queda d’água existente no Rio Jacuí, em seu lugar foi construída a Ponte do Fandango. É considerada uma das 14 capitais farroupilhas.
Localiza-se na Mesorregião do Centro Oriental Rio-grandense e na Microrregião de Cachoeira do Sul. Fisiograficamente, está na Depressão Central do Rio Grande do Sul, na área compreendida como Vale do Jacuí, além de ser a principal e maior cidade do Conselho Regional de Desenvolvimento do Jacuí Centro e da Diocese de Cachoeira do Sul.
Área: 3.715,5 km²
Limites: Novo Cabrais, Paraíso do Sul, Candelária, Rio Pardo, Caçapava do Sul, Encruzilhada do Sul, Santana da Boa Vista, São Sepé e Restinga Seca
Coordenadas geográficas: 30° 02’ 48’’ de Latitude Sul - 52° 53’ 42’’ de Longitude Oeste
Altitude: 68 m nível do mar (Município) – 26 m nível do mar (Zona Urbana)
Clima: Subtropical
Temperatura média anual: 19,2º C
Relevo: Norte: montanhas (Serra do Botucaraí) - Centro Sul: campinas e coxilhas
Encontra-se às margens da Rodovia Transbrasiliana (BR-153) e distancia-se 196 km da capital estadual, Porto Alegre. Possui uma população de 89.395 habitantes (de acordo com o censo de 2005), sendo a maior cidade às margens do Rio Jacuí e sendo conhecida como "Princesa do Jacuí".
Cachoeira também ostenta o título de "Capital Nacional do Arroz", devido aos seus laços históricos com este grão. A cidade sedia a Feira Nacional do Arroz - Fenarroz - www.fenarroz.com.br , o maior evento orizícola das Américas e o segundo no mundo. O município também é o maior produtor de noz-pecã da América Latina.
As ruas de Cachoeira possuem muitas árvores, arquitetura de quatro séculos diferentes e influência lusitana, germânica e italiana.
Possui diversos pontos turísticos dentre os quais pode-se citar o Château d'Eau + Catedral Nossa Senhora da Conceição + Prefeitura (cartão-postal da cidade) e a Ponte do Fandango, primeira ponte-barragem construída no Brasil, sobre o Rio Jacuí – onde também está a Praia Nova, com diversos bares, camping e quadras esportivas na temporada de verão. O rio é ideal para prática de várias atividades, como pesca, remo, canoagem, motonáutica, esqui aquático, jet-ski etc.
Destaques Ambientais:
Jardim Botânico e Zoológico Municipal
O Jardim Botânico e Zoológico Municipal foi criado em 5 de dezembro de 1986. Localiza-se na Rua Dr. Silvio Scopel, 502, ocupando uma área de 12.591 m2 no coração da cidade.
No Zoológico existem representantes de aves, mamíferos e répteis. Um serpentário chama a atenção dos visitantes.
No Jardim Botânico, dentre as espécies vegetais, encontramos árvores nativas, ornamentais, exóticas e frutíferas como: canela, guapuruvu, pinheiro brasileiro, pau-ferro, ginko biloba,camboatá...
No orquidário há exemplares de orquídeas de diferentes espécies como: cattleya, laelia, cymbidium, dendrobium, bifrenaria...
Oncinha nascida no Zôo nascida em 14 de outubro de 2003, preservação da espécie.
Praia Nova
A 3 km do centro, na margem direita do Rio Jacuí, encontra-se a Praia Nova, um dos principais pontos turísticos da cidade.
Freqüentado por inúmeros visitantes durante a temporada de verão, o local dispõe de bares, espaço para shows musicais, área de camping e quadras de esportes de areia, além de uma faixa de areia com guarita de salva-vidas. O local para banho é delimitado por bóias.
A Praia Nova recebe excursões de cidades da região todas as temporadas.
Orquidário
Criação de Orquídeas e bromélias
Carlos Daniel Schumacher da Rosa - orquidófilo e professor
Rua Olímpio Leal, 638 - Bairro Soares
Fone (51) 3722-1538
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.
Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie. Aqui é o seu espaço!