sexta-feira, julho 16, 2010

BP contém vazamento no Golfo do México pela 1ª vez

A petroleira conseguiu fechar as três válvulas do novo dispositivo colocado sobre o duto danificado, cessando o fluxo de petróleo

A BP anunciou hoje que, após testes, o sistema instalado sobre o poço no Golfo do México respondeu bem e, pela primeira vez desde o desastre, o petróleo parou de vazar no mar em abril. A empresa conseguiu o fechamento de todas as válvulas do novo dispositivo colocado sobre o duto danificado. Em comunicado, a empresa diz que, durante as provas, as três aberturas continuaram fechadas, "o que a efeitos práticos fecha o poço". "Embora não se possa garantir, se espera que não se derrame mais petróleo no mar", afirma a nota.

A operação faz parte do teste que a petroleira está fazendo para saber se o mecanismo suportará a pressão do petróleo. Os dados serão analisados de 6 em 6 horas.

"É bom ver que nenhum petróleo está sendo liberado no Golfo do México", disse o vice-presidente sênior da empresa, Kent Wells que, no entanto, alertou: "apenas estamos iniciando o teste" com o novo dispositivo.
Ele afirmou que o fluxo de petróleo foi interrompido quando a última das três válvulas do gigantesco funil foi fechado por volta das 14h25 locais (16h25 de Brasília) desta quinta-feira, mas os engenheiros acompanham atentamente a operação para ver se o petróleo começa a vazar novamente.
Este é o maior passo já dado para conter a pior catástrofe ambiental da história dos Estados Unidos desde que a plataforma da BP naufragou, em 22 de abril, dois dias depois de uma grande explosão.

"Estou muito contente em não ver o petróleo vazar para o Golfo do México", disse Wells.
A BP iniciou os testes na segunda-feira (12/07) e, desde então, a empresa o interrompeu diversas vezes. O motivo era a preocupação de que a pressão danificasse ainda mais o poço, que jorra petróleo desde o dia 22 de abril.

Se o poço não puder ser totalmente selado com o dispositivo, a BP planeja instalar o primeiro de dois poços de emergência para conter definitivamente o vazamento.

"Seria uma ótima notícia se pudéssemos fechar o poço", disse, cauteloso, o almirante Thad Allen, supervisor do governo americano para os trabalhos de contenção do vazamento, ao anunciar na quarta-feira a autorização para os testes.

"Não quero alimentar esperanças de que poderemos fechar o poço até que tenhamos os dados empíricos que precisamos", acrescentou.
Um bom sinal

A interrupção do vazamento de petróleo no Golfo do México anunciada hoje pela empresa BP representa "um bom sinal", afirmou hoje o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Em declarações após uma visita a Michigan, Obama advertiu, no entanto, que conclusões definitivas ainda não podem ser adotadas, pois o dispositivo de contenção instalado no último fim de semana sobre o poço continua sendo testado.

A Agência Internacional de Energia (AIE) avalia que o naufrágio da Deepwater Horizon, em 22 de abril, tenha provocado um vazamento de 2,3 a 4,5 milhões de barris de petróleo no Golfo do México até agora.

fonte: http://u.nu/5frcd  (Com informações da EFE e AFP)


Capa do Jornal O Sul, Sexta-feira 16 de Julho de 2010 - http://u.nu/5mrcd 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie. Aqui é o seu espaço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...