segunda-feira, janeiro 25, 2010

Município Verde – Santa Cruz do Sul


O município de Santa Cruz do Sul situa-se na região central do Rio Grande do Sul, na zona de transição entre a unidade fisiográfica conhecida como Depressão Central e a Zona de planalto do Estado. É caracterizada como uma das maiores economias do RS com a população de 122.451 habitantes, distribuída pelos 794,49 quilômetros quadrados, divididos em nove distritos e 45 bairros.

Oitenta e sete por cento da população vive na zona urbana. São 46.650 consumidores ligados aos 1.698 quilômetros de rede de energia elétrica, bem como 39 mil prédios estão interligados à rede abastecimento de água na zona urbana que possui 438.157 metros de extensão. O número de veículos em circulação é de 60.594.

O consumo diário de água tratada equivale a 32 mil metros cúbicos. São recolhidas por dia 60 toneladas de resíduos domésticos destinados à reciclagem. Os detritos de origem industrial tem sua destinação por meio da Fundação Pró-Ambiente (Fupasc), de Santa Cruz do Sul. O município faz parte do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga-RS).

Ambiente construído – O reservatório, denominado de Lago Dourado e que teve inaugurada sua primeira fase em 31 de dezembro de 1998, envolve uma área de acumulação equivalente a 120 hectares e permite a reunião de 3 milhões de metros cúbicos de água. Na várzea, foram implantados diques de contenção para atenuar as cheias, na forma de dois piscinões, aliados ao fluxo dirigido do arroio Lajeado.

O sistema de enfrentamento, implantado a partir de 2007, às cheias permite que as águas de origem urbana fluam para o rio Pardinho antes de se somarem às águas que vêm pelo próprio leito do manancial, com um retardo configurado nos dois piscinões.

Ambiente natural - Cinturão Verde – Demarcado pelo Decreto Municipal nº 4.117, de 26 de maio de 1994, é formado por uma área de 465 hectares, situada a leste e ao norte da zona urbana e constitui-se em um espaço de preservação permanente. Conforme o Dr. Jair Putzke, o cinturão verde abriga diversas espécies endêmicas (só ocorrem ali), como a bromélia Aechmea Wincklerii.

Essa área é refúgio de importantes espécies polinizadoras, embeleza a cidade, promove um equilíbrio climático, absorve poeiras, permite infiltração das águas, além de se configurar em cenário de rara beleza e fonte de pesquisas em biodiversidade.

Carência ambiental – Contrastando com a pujança do município, emerge a precariedade do tratamento dos esgotos domésticos, representando uma carência ambiental. Apenas 12% do que é produzido na área urbana recebe o devido tratamento. Projetos e obras em andamento pretendem dobrar essa capacidade nos próximos dois anos. A extensão da rede coletora equivale a 50.710 metros.

Bibliografia de apoio:

Santa Cruz do Sul – Um pólo de oportunidades. Ed. Gazeta Santa Cruz, 2009.

Putzke, Jair. Biodiversidade vegetal do Cinturão Verde de Santa Cruz do Sul. Volume 1, Árvores, 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie. Aqui é o seu espaço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...