quinta-feira, janeiro 28, 2010

Município Verde – Sede Nova

Sede Nova fica no Noroeste do Rio Grande do Sul. Tem uma área de 118,52 quilômetros quadrados e fica a 375,34 quilômetros da Capital gaúcha. A cidade tem uma população de 2.996 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2009..

É um município que tem a sua economia baseada na produção rural, com destaque para a viticultura. Sede Nova vem trabalhando para que o turismo rural seja implementado com respeito ao meio ambiente. A cidade oferece visitas a vinícolas, balneários e outros atrativos turísticos ambientais, como cascatas, rio, arroios e árvores centenárias na praça da cidade.

Destaque Ambiental – O agricultor José Nelson Nunes trabalha desde os 9 anos com a criação agroecológica de Jataí, um tipo de abelha sem ferrão. Ele conta que desde o ano de 2002 reforçou sua criação e hoje possui mais de 200 colméias, que produzem mais de 180 quilos de mel por ano, sempre de maneira ecológica. Por suas abelhas não terem ferrão, ele as cria em torno de sua casa e até mesmo na área. “Assim me facilita o serviço e convivo com minhas abelhas”, disse o produtor.

Ele ainda conta que essa abelha é natural do RS e que muito poucos apicultores trabalham com esse tipo de inseto. O mel produzido por elas tem grande capacidade no uso terapêutico, como em xaropes, remédios e cicatrizantes e, ainda, é muito usado para consumo humano. “Tem que ver que delícia fica num pão caseiro”, afirmou Nunes.

Carência Ambiental: – Existe um problema de falta de mata ciliar ao longo do recurso hídrico Lajeado Grande, e na cidade há carência de rede de coleta e tratamento de esgoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie. Aqui é o seu espaço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...