quarta-feira, janeiro 27, 2010

Município Verde - São Leopoldo

São Leopoldo é um município que pertence à mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre e está situado a 28 quilômetros da capital gaúcha. Tem área de 102,313 quilômetros quadrados e população de 211.663 habitantes, segundo dados do IBGE de 2009.


O município possui um diversificado parque industrial globalizado, além de expressivo setor comercial e de serviços. Há diversas multinacionais instaladas na cidade, como as alemãs Stihl, SAP, Ensinger e Gedore. Situa-se também na cidade o maior polo de informática do estado do Rio Grande do Sul, vinculado à Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

A cidade é cortada pelo rio dos Sinos, que a abastece. O manancial nasce nos morros de Cará (distante 130 quilômetros da Capital) em altitudes superiores a 600 metros e tem um percurso de cerca de 190 quilômetros, desembocando no delta do Jacuí, em Canoas, numa altitude de apenas 5 metros.

Para ficar na História – Neste mesmo dia, 27 de janeiro, há 49 anos, no ano de 1961, um dos maiores ecologistas do país, o gaúcho Henrique Luiz Roessler, publicava a crônica A retificação do Rio dos Sinos. O texto faz parte de seu livro O Rio Grande do Sul e a ecologia (Crônicas escolhidas de um naturalista contemporâneo).
Na publicação, o autor relata, entre outros dados, que “A intervenção do homem nas imutáveis leis da natureza sempre resultou em fracassos, como demonstram inúmeros exemplos da Alemanha, onde a retificação e canalização de vários rios e arroios provocaram a morte de grandes regiões agrícolas. Agora, compreendido o erro, estão tentando recuperar essas terras perdidas com custosas obras de engenharia para garantir a economia da água. Nossa exigência é reter o maior tempo possível cada gota d´água nas cabeceiras do rio e de seus tributários pelo reflorestamento intensivo das margens e morros e áreas adjacentes devastadas. Sabe-se que a floresta age como uma esponja e filtro, largando a água vagarosamente, garantindo assim a constante umidade da terra e nível mais constante dos rios.”

Projeto Peixe dourado – O Projeto Peixe Dourado, atua na região de São Leopoldo e tem como objetivo principal acompanhar os indicadores ambientais do ecosistema aquático do rio dos Sinos, tendo o peixe dourado como um bioindicador nessas pesquisas. A biologia do dourado, especialmente seu comportamento de migrar longas distâncias e sua sensibilidade a respeito de substâncias xenobióticas, predestina essa espécie como bioindicador do ecossistema aquático. A partir dessas intenções principais do programa pode-se formular os projetos ecologia do dourado, educação ambiental e aquicultura.

Os objetivos do programa consistem em:

Ecologia do dourado: Avaliar a situação histórica dos estoques e da pesca do dourado na Bacia do Lago Guaíba; avaliar o estado atual do estoque da Bacia do Rio dos Sinos, que servirá como modelo para as outras subbacias; desenvolver métodos de conservação e fortalecimento dos estoques e de gerenciamento sustentável; e criar uma nova fonte de renda para a população ribeirinha, desenvolvendo programas turísticos para a pesca amadora.

Educação ambiental: Conscientizar a população, especialmente crianças, sobre os problemas ambientais da hidrobacia, que influenciam o ciclo de vida do dourado (esgoto químico e orgânico, lixo, destruição da vegetação ciliar, erosão, destruição das estruturas naturais do rio); integrar a população nas atividades do projeto (liberação de alevinos para repovoamento, captura de dourados para marcações, detecção de peixes marcados), incentivar a percepção e o compreensão holística da hidrobacia através do veículo da espécie bandeira dourado; desenvolver com a comunidade de pescadores da região ações de proteção ao dourado e estimular a percepção sobre a necessidade de melhorar as condições das águas.

Aquicultura: Incentivar a piscicultura do dourado para fins de peixamento e engorda; estabilizar a renda da piscicultura com espécies nativas; e criar um mercado novo para a piscicultura (venda de alevinos para povoamento).

UPAN – A União Protetora do Ambiente Natural (UPAN) foi fundada em 13 de julho de 1971. É uma entidade socioambiental de atuação regional, com sede em São Leopoldo, e é a segunda entidade ambientalista mais antiga da América Latina. Tem por missão agir localmente contribuindo com a construção e consolidação de uma nova ordem mundial, ecologicamente sustentável, socialmente justa, culturalmente adequada, politicamente democrática, economicamente viável e ética.

Entre seus mentores estão personalidades como José Lutzenberger e Henrique Luiz Roessler. Mais informações podem ser encontradas no site da entidade: http://www.upan.org.br.

Carência Ambiental – Há pouco menos de seis meses, o rio dos Sinos viveu um dos seus piores momentos. Como sinal do descuido histórico – e até de descaso de alguns setores – o manancial, que abrange 32 municípios e abastece a cidade, começou a agonizar. Não suportou a alta carga poluente, oriunda de esgotos e indústrias, e a baixa vazão, ocasionada pela retirada indiscriminada de água. O resultado foi trágico: a mortandade de milhares de peixes e, agora, como consequência, a proliferação de mosquitos. (fonte: site da prefeitura de São Leopoldo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie. Aqui é o seu espaço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...