quarta-feira, março 10, 2010

Artigo: Lagoa Azul

Por ser do hábito das pessoas veranear nas praias do Litoral Norte, entre Quintão e Torres, ou nas situadas bem ao Sul do Estado, que são alcançadas pela BR-116, pouco se conhece de uma faixa litorânea situada entre a Laguna dos Patos e o Oceano Atlântico. À beleza natural da paisagem, acrescente-se a constituição de santuários ecológicos que por ali se distribuem e interconectam.

Na região costeira, oceano e terra se encontram, o doce e o salgado se misturam, as dunas se movem ao soprar dos ventos, a vida em todos os seus aspectos ali viceja e nidifica transbordando para o mundo.

Um desses exemplos costeiros é o da Lagoa Azul, no município de Mostardas. Para quem vem de Porto Alegre, é preciso se dirigir a Viamão, pela RS-040, até chegar a Capivari do Sul, quando pela BR-101 se chega à localidade de Bacopari. Da BR-101, alcança-se a Lagoa Azul, por uma estrada vicinal, que se estende por 5 quilômetros .

As águas da Lagoa Azul são cristalinas, tanto que os moradores dizem ser água mineral. Raramente se verá águas tão límpidas quanto aquelas. Da lagoa, é possível se chegar ao mar, por caminhos arenosos, deixando à amostra belas dunas a sua direita.

Ficar observando as águas azuis, banhadas pelo sol do final da tarde, ou do amanhecer, é um espetáculo inesquecível.

A Lagoa Azul, como a do Peixe e tantas outras, merece uma visita devocional. Não há como não venerar tal natureza.

Na Lagoa Azul o firmamento não está lá em cima, além das nuvens. O céu inverte-se nas águas cristalinas bordadas por areias brancas. Não há como não ouvir sereias entoando o hino da natureza mãe. Não é miragem, a Lagoa Azul existe.

Que nossos netos e netas possam vivenciar dessa paisagem.

Um comentário:

  1. Wenzel Quero cumprimentá-lo por este maravilhoso trabalho.Para mim já se tornou um vício acessar todos os dias este blog,pois fico maravilhada com as belezas que existem neste nosso Brasil.E esta Lagoa Azul então?Que maravilha!Estou curiosa para conhecer este paraíso tão perto da gente.Mais uma vez,parabéns.

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie. Aqui é o seu espaço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...