sexta-feira, março 26, 2010

ECO 21: Arca nenhuma poderá nos salvar


Já está circulando a revista ECO 21 de março de 2010. Uma das principais publicações sobre meio ambiente e sustentabilidade no Brasil, a ECO 21 deste mês traz excelentes textos. Veja abaixo do editorial o índice da edição.
Editorial
A celebração do Dia Mundial da Água de 2010 é uma boa oportunidade para avaliar o real estado em que se encontram os recursos hídricos em nível global. A ONU, através do IPCC já identificou que as mudanças climáticas provocarão graves problemas como enchentes, ciclones, derretimento de geleiras, ondas de calor, desertificação e doenças transmitidas pela água, como a cólera, a leptospirose e a dengue. "As principais manifestações ligadas à alta das temperaturas dizem respeito à água", afirmou o Presidente da agência ONU-Água, Zafar Adeel. Ele coordena os trabalhos relacionados à água entre 26 agências das Nações Unidas e é Diretor do Instituto de Água, Meio Ambiente e Saúde, sediado no Canadá.
As perturbações causadas pelo desequilíbrio ambiental podem ameaçar a agricultura e o suprimento de água potável. "E isso gera conflitos," disse Adeel ao citar o exemplo de Darfur, no Sudão, que tem seu conflito agravado por décadas de secas, desertificação e superpopulação. Segundo o IPCC, 250 milhões de pessoas na África poderão sofrer ainda mais com a escassez de água nos próximos 10 anos.
Todas as análises realizadas pelos jornalistas especializados em recursos hídricos concordam em que a Ásia Central e o Norte da África ficarão mais secos em função das mudanças climáticas e mais pessoas, além das de 2,8 bilhões atuais, não terão acesso a saneamento básico. Tudo isso faz parte do tema água, algo cada dia mais relevante nas discussões sobre segurança alimentar, paz, mudanças climáticas e recuperação da crise financeira. "A água é fundamental em cada uma dessas discussões, mas não costuma ser percebida como tal", disse Adeel.
Uma alternativa sugerida pelo Presidente da ONU-Água é aumentar o gerenciamento deste recurso, contabilizando quanto dela é embutida nos produtos comercializados em todo o mundo, a denominada “água virtual”. Segundo Adeel, diversos estudos já demonstraram que, por exemplo, são necessários pelo menos 15 mil litros de água para produzir um único quilo de carne bovina.
A administração racional do uso e maior conscientização das indústrias sobre o consumo da água são as principais opções que podem conservar este recurso natural hoje não renovável. A desertificação prevista para as próximas décadas aumentará a fome no mundo e a agricultura deverá utilizar ainda mais a água do subsolo e dos aqüíferos que se encontram num estado crítico de não reposição. Hoje existem mais de 50 milhões de pessoas deslocadas dos seus lugares de origem, principalmente em consequência dos tsunamis e a previsão é que essa realidade não diminuirá.
Entre os anos 2000 e 2009 mais de 106 milhões de pessoas foram afetadas pelas inundações e 38 milhões por furacões. Na América Latina um em cada 10 habitantes já está sofrendo os efeitos da mudança climática no âmbito hídrico. Fazer frente a esse panorama é o maior desafio da humanidade e não existe Arca nenhuma que possa nos salvar desse gigantesco tsunami que se perfila no horizonte.
Gaia viverá!

Índice da Edição Março 2010
Irina Bokova - Água limpa para um mundo saudável
Marina Silva -Dia de vida
Suelene Gusmão - Carlos Minc faz balanço hídrico
Matthew Berger - Hillary Clinton defende diplomacia em relação à água
Lester Brown - A bolha alimentar e da água
Graziela Wolfart - Entrevista com John Anthony Allan
Roberto Malvezzi - Águas de Março. Dez anos da ASA
Leonardo Corrêa - São Paulo trata 80% do seu esgoto
Bárbara Bomfim - Câmara aprova Política Nacional de Resíduos Sólidos
Maria Neira - Vida Saudável, Planeta saudável
Rajendra Pachauri - O trabalho do IPCC e as perspectivas para o futuro
Shirley Orozco Ramirez - Evo Morales convoca conferência sobre clima
Stephen Leahy - A Conferência da CITES trata da sobrevivência dos corais
Flavia Miranda - Projeto estuda o menor dos tamanduás
Márcio Borges Martins - Biodiversidade dos Pampas
Regina Kawai - A hora e a vez do saneamento para a Copa e as Olimpíadas
Gonzalo Ortiz - Derrota de Avatar tem repercussões indígenas
Bernadette Vallely - Desastres climáticos afetam as mulheres com força
Cândido Grzybowski - Radicalização da democracia e socioambientalismo
Danielle Brant - Novas espécies ameaçam mares do Brasil
José Eli da Veiga - Da economia ecológica à socioambiental
Antonio Maschietto Junior - Aquecimento solar cresce no Brasil
Ralph Nader - Não à energia nuclear nos EUA
Leonardo Boff - PT: Qual a Grande Transformação?
Para assinar acesse - http://www.eco21.com.br/assinaturas/assinaturas.asp
Por Lúcia Chayb e René Capriles, da revista ECO 21
Foto
Legenda: Reflexo de uma pessoa observando um rio poluído por petróleo no Equador
Crédito: Crude

(Envolverde/ECO 21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie. Aqui é o seu espaço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...