sexta-feira, janeiro 08, 2010

SUSTENTABILIDADADE: UM CONCEITO INSUSTENTÁVEL

Neste dezembro, em que serão debatidas medidas para enfrentar o aquecimento global em Copenhagen, somam-se durante o ano, 18 eventos adversos movidos por fortes chuvas e temporais. As notícias dão conta que em nosso Estado, inúmeros municípios superaram marcas históricas de chuvas sem tréguas. Há poucos meses atrás, se abatia sobre o Rio Grande do Sul a estiagem, que atingiu mais de 270 municípios gaúchos. Séries estatísticas demonstram que, a cada 10 anos, temos sete episódios de secas e estiagens.

Paralelamente, é inegável que boas práticas ambientais, na esteira do desenvolvimento sustentável, tem permeado as ações e atitudes das pessoas e instituições públicas e privadas. A responsabilidade sócio-ambiental tem crescido e se inserido nas prestações de contas das entidades. Por óbvio que, pelo outro lado, alinham-se em lista interminável, fatos e situações de inegável agressão ao ambiente e suas criaturas.

A idéia do desenvolvimento sustentável, a par de ter promovido práticas exemplares, tem se mostrado insuficiente na busca de uma equiparação entre o social, o ambiental e o econômico. Na prática, predomina o fator econômico sobre o social e o ambiental. Nesta situação, o ambiental ficou engessado pelo próprio conceito e processamento da sustentabilidade.

Aproveitemos as intempéries, que se revezam entre estiagens e temporais, para rever a tão propalada sustentabilidade. Três questões estão colocadas à mesa, para o debate e decisão da humanidade: romper com a sustentabilidade como está posta, elaborar uma metodologia ecológica, e seguir uma síntese ambiental que nos viabilize um futuro de convivência universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie. Aqui é o seu espaço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...